quarta-feira, 10 de setembro de 2014

respostas ao [#desafio642] da catarina beato//diasdeumaprincesa


09/09/2014

(6) "a tua planta de casa está a murcha. explica porque tem mesmo que sobreviver"
a minha planta?! cá em casa há muitas plantas, e preocupo-me com a sobrevivência de todas elas. Umas são "filhas" de plantas da minha mãe, que por sua vez fizeram parte da minha vida desde que me lembro, pelo que ter estas espécies aqui em casa me cria um ambiente mais familiar. Outras são "novas" e têm a sua própria história associada. Gosto de as ver desenvolverem-se verdinhas e viçosas. E depois há ainda as aromáticas, o cebolinho, o alecrim, a salsa e os coentros que se querem sempre saudáveis para condimentar os cozinhados. À semelhança da minha mãe, quando vou de férias junto-as todas na cozinha e deixo sempre a chave de casa a uma amiga para as vir regar.

08/09/2014
(5) "porque escreves"
para desabafar, tentar compreender-me, perpetuar pensamentos e episódios da vida e partilhar. Sei que evito determinados assuntos, uns de forma mais propositada do que outros. Evito sobretudo escrever quando estou momentaneamente irritada com alguma coisa. Espero que passe, para por fim escrever apenas sobre aquilo que realmente me importa e no qual me reveja. Com o passar dos anos percebo que é da escrita que advém parte da confiança que sinto em dizer (verbalmente) aquilo que sinto.

06/09/2014
(4) "acordar noutro lugar"
recordo-me frequentemente das vezes que acordei noutro lugar. São lembranças respeitantes sobretudo a férias. Recordo quase todas com um sorriso na alma, porque gostei das circunstâncias de acordar noutro quarto, noutro colchão, na tenda, noutra localidade, noutro país. Recordo aqueles primeiros minutos a situar-me naquela nova realidade enquanto o sol me desperta de uma perspectiva diferente. Acordar noutro lugar está associado a um sentimento de bem estar e momentos felizes.

05/09/2014 
(3) "escreve uma actualização do estado do facebook no ano de 2017"
é muito raro (de raríssimo mesmo) escrever atualizações de estado no fb. O pouco que faço normalmente faço-o através de fotografias que de alguma forma retratem algo com significado para mim. Imagino que em 2017 uma imagem que gostasse de postar fosse aquela que captasse o meu olhar pelo espelho retrovisor interior do carro a certificar-me de que estará tudo bem com uma cabecita que dorme na cadeirinha do banco de trás ;)

04/09/2014 
(2) "a pior refeição num dia de festa que já comeu"
se for respeitante ao sentimento com que vivemos aquele momento, muito provavelmente as principais refeiçoes do Natal 2010 e as das comemorações do Ano Novo 2011. Nestes dias a minha mãe já estava doente (com aquela doença que ainda me custa a soletrar) e derivado à forma como esta se manifestou, apesar da autonomia (que sempre manteve) sentava-se à mesa connosco, mas a dificuldade que tinha em engolir fazia com que tivesse de se alimentar através da sonda nasogástrica. Era um martírio disfarçado de "normalidade" ter que mastigar e engolir à frente dela, sabendo que tudo aquilo lhe saberia muito melhor do que alguma vez me soube a mim...

03/09/2014 
(1) "o que pode acontecer num segundo?"
num segundo, um espaço de tempo que pode ser curto, ou demorar uma eternidade. Com tudo o que pode acontecer num segundo, sei que é o tempo mínimo para eu decidir, agir em conformidade e com isso fazer toda a diferença... Espero que sempre para melhor.


Sem comentários: